Você conhece o estilo Memphis dos anos 80?
Foto: Reprodução
Ao pensar nos anos 80, certamente algumas coisas vem à mente de todos: Michael Jackson, Madonna, as roupas ultra coloridas e volumosas, filmes como De Volta para o Futuro e Star Wars... A década de 80 realmente está cheia de manifestações culturais populares que reverberam até hoje na maneira como a sociedade pensa música, cinema e moda.
Mas um dos principais movimentos artístico-culturais dos anos 80 muitas vezes acaba passando despercebido, embora tenha sido muito importante: o Memphis.
Esse movimento criado pelo designer Ettore Sottsass, inicialmente focava na arquitetura e no design de interiores, e tinha como característica a criação livre de móveis e objetos decorativos com formatos irreverentes e cores fortes, indo totalmente de encontro às tendências minimalistas.
Ettore e seu grupo se inspiraram em referências estéticas da Art Deco e da Pop Art, e acabaram, sem querer, definindo os primeiros passos de todo um estilo que saiu da arquitetura e invadiu moda, cinema e música. As formas e cores ousadas do Memphis casaram perfeitamente com a efervescência pop da década de 80. Sempre que você ver o uso de estampas geométricas e cores fortes combinadas, já sabe a origem!
Apesar de não ter obtido o sucesso esperado na arquitetura, afinal, móveis ultra elaborados não são muito funcionais no dia a dia de uma casa, o Memphis casou muito bem com a moda e o cinema dos anos 80. Como não notar as influências dessa estética em filmes como De Volta para o Futuro, por exemplo, que abusam das cores e grafismos em seus cenários e nos figurinos dos personagens?
Até hoje, o estilo Memphis segue influenciando a moda. Você já conhecia essa história? A partir de agora, observe em suas roupas e acessórios a presença marcante do Memphis: