Volkswagen e Mercedes-Benz anunciam layoff em fábricas no Brasil
Medida é adotada para adequar a produção ao cenário de mercado e demanda reduzida
Foto: Divulgação/Volkswagen
A Volkswagen e a Mercedes-Benz informaram nesta terça-feira (18), que adotarão o layoff, a suspensão temporária de contratos de trabalho, em algumas de suas fábricas no Brasil. A Volkswagen realizará a medida em sua unidade de Taubaté, interior de São Paulo, afetando 800 trabalhadores, enquanto a Mercedes-Benz estendeu o layoff para os trabalhadores de sua fábrica em São Bernardo do Campo, também em São Paulo.
O layoff na fábrica da Volkswagen em Taubaté terá início em 1º de agosto e está previsto para durar dois meses, podendo ser estendido por até cinco meses. A montadora alega que a medida é necessária para ajustar o volume de produção ao atual cenário de mercado, que enfrenta um acúmulo de veículos em estoque devido à baixa demanda provocada, em parte, pelos altos juros do país.
Enquanto isso, na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, o layoff também foi estendido até 31 de agosto. A montadora afirma que está operando com um turno e ajustando os volumes de produção, buscando se adaptar à demanda reduzida por veículos comerciais no mercado brasileiro.