Volkswagen Nivus: saiba quando ele chega
Montadora divulga fotos da novidade camuflada
A Volkswagen revelou hoje por meio de um comunicado que o novo SUV compacto Nivus chega até o final do primeiro semestre ao mercado e será o carro com maior nível de conexão oferecido pela marca. Espera-se que o Nivus tenha preço entre R$ 75 e R$ 90 mil posicionado abaixo do T-Cross.
O Nivus usa a plataforma MQB, a mesma do Polo, Virtus, Jetta, Tiguan e T-Cross, ele também será oferecido no mercado europeu.
Na imagem divulgada pela montadora ainda com camuflagem já é possível notar que o Nivus terá uma nova identidade visual embora siga o estilo racional adotado pela marca com predomínio de linhas retas. Com grade e farois interligados o SUV coupé da VW terá lanternas em LED, além do DRL (daytime running light) totalmente em LED, com uma assinatura visual inédita. Com estilo cupê ele é inspirado em crossovers de marcas premium e que adotaram, com sucesso, o estilo.
A marca promete maior conectividade. O Nivus será o primeiro carro da marca que terá controle de Cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, nova multimídia com internet 4G e Wi-Fi a bordo.
O Nivus ainda não teve dimensões reveladas mas a VW adianta que seu porta malas terá 415 litros. O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões. Alguns desses itens são oferecidos no recém-lançado Chevrolet Tracker que só não oferece controle de Cruzeiro adaptativo em relação ao pacote confirmado pelo Nivus.
Sem a versão 1.4 TSI de 150cv o Nivus oferecerá o 1.0 TSI de 128cv e 20,4kgfm de torque. A VW só fala em oferecer uma versão automática para o Nivus mas ele também pode disponibilizar um câmbio manual convencional.
Ainda não se sabe se o Nivus irá disputar espaço com carros compactos com perfil de crossover como Renault Stepway, Ka Freestyle e até Argo Trekking. O mais provável é que ele se junte ao time de SUVs compactos e faça dobradinha com o T-Cross tal qual a Renault faz com o Duster e Captur.