Volkswagen prepara inédita Passat Variant híbrida plug-in na Europa
Modelo deve ter até 100km de autonomia elétrica

Enquanto no Brasil a Volkswagen já anunciou a estreia de modelos híbridos flex produzidos localmente, esse tipo de motorização também vem crescendo muito na Europa. Essa semana a VW AG apresentou ainda camuflada a nova geração da Passat Variant, que adota o mesmo padrão visual dos veículos eletrificados da montadora e conta com uma multimídia de 15 polegadas. Já o porta-malas pode chegar aos 1.920 litros de capacidade. A novidade são os novos motores híbridos mais avançados com maior autonomia elétrica.
AutoShow Lead – A Volkswagen divulgou um teaser da nova Passat Variant na Europa, que não deve ser vendida no Brasil. A perua adota o visual dos carros elétricos da marca, como a Kombi elétrica e o ID.4, modelos que serão vendidos no Brasil. O modelo também conta com uma multimídia de 15 polegadas e o porta-malas pode chegar aos 1.920 litros de capacidade.
Embora esteja camuflada, a Volkswagen Passat Variant tem faróis no formato de gota e ampla grade frontal, o que indica que o modelo terá versões a combustão. Contudo, a montadora não divulgou se a perua terá versões híbrida e elétrica. A traseira terá pequenos faróis, mas com o padrão de assinatura luminosa já conhecido em outros carros como o Polo, vendido por aqui. O porta-malas tem capacidade de 690 litros, mas se os bancos forem rebatidos a capacidade chega aos 1.920 litros.
Por dentro, a Volkswagen Passat Variant terá bancos com ajustes elétricos com 14 posições e com funções de massagem. O painel de instrumentos será grande e digital, bem como terá uma ampla tela apenas para o passageiro. Já ao centro do painel, a perua terá uma central multimídia do tipo flutuante de 15 polegadas, que lembra o mesmo padrão que será adotado no Volkswagen T-Cross 2024, já lançado na Europa e que deve ser vendido no Brasil até o final de 2023 ou no próximo ano.
A Volkswagen não divulgou qual será a motorização da Passat Variant, mas informou que o modelo terá controle de chassis adaptativo, novo sistema de direção elétrica também ajustável aos modos de condução e sistemas inéditos de segurança. A expectativa está na estreia dos novos modelos híbridos plug-in (eHybrid) que terão até 100km de autonomia no modo puramente elétrico. Também são esperadas versões com motores turbodiesel (TDI), motores turbo a gasolina (1.4 e 2.0 TSI), além de motor turbo a gasolina híbrido leve (eTSI).
Infelizmente, os fãs de peruas não poderão comprá-la no Brasil, uma vez que não está nos planos da marca para o mercado brasileiro, que receberá no futuro a ID.Buzz, que é carinhosamente chamada de Kombi elétrica, e o SUV elétrico ID.4, que já está disponível por assinatura no país. Recentemente a marca prometeu 15 novidades para a América do Sul até 2025. Segundo a Volkswagen os modelos serão prioritariamente híbridos flex, híbridos e elétricos.