Autos

Volkswagen promete baratear preço dos carros elétricos ante 2030

Investimento inclui estrutura para recarga de carros elétricos enquanto baterias terão tecnologia unificada

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Volkswagen promete baratear preço dos carros elétricos ante 2030

Em meio às discussões sobre eletrificação dos automóveis a Volkswagen promoveu nesta manhã, um evento virtual transmitido direto da sede na Alemanha, para falar dos planos específicos deste setor. 

Durante o evento, que teve acompanhamento do Farol da Bahia,  feito nos moldes do que a marca Tesla chama de “battery day” o grupo Volkswagen AG apresentou o projeto de tecnologia para baterias e carregamento que deve ser implementado nos veículos da marca até 2030. 

A grande novidade anunciada é que o custo de produção das baterias será reduzido em 50% e 95% dos componentes serão recicláveis até 2030. Isso irá tornar os carros elétricos mais baratos ainda nesta década.

Custo reduzido para baterias  

Um dos principais objetivos da empresa nos próximos nove anos é reduzir o custo de produção e consequentemente das vendas dos veículos elétricos. Com isso, a empresa planeja novas fábricas de células até 2030. Outro ponto é a parceria com a rede pública de energia. O Grupo AG comunicou que já tem o apoio das empresas de energia BP (Grã-Bretanha), Iberdrola (Espanha) e Enel (Itália). Já na China, o grupo uniu todas suas empresas e pretende até 2025 instalar 17 mil pontos de recarga. 

Com a celula unificada todo o sistema elétrico dos carros do grupo Volkswagen terá as mesmas soluções o que também irá reduzir substancialmente o custo. O presidente do Conselho da VW AG, Herbert Diess, disse que o grupo está  "na pole position dentro da corrida por melhores baterias nos tempos de veículos com emissão zero".

Investimentos 

Nos EUA e Canadá, o grupo anunciou o investimento de US$ 1 bilhão para instalação de novos pontos de recarga. Na Europa estão previstos 18.000 novos pontos de carga, nos Estados Unidos outros 3.500 novos pontos e na China 17.000 pontos de recarga nos próximos quatro anos.

Próximos passos 

O Grupo AG planeja construir seis novas fábricas de célula de bateria até 2030. A expectativa da montadora é que as novas fábricas produzam células com um valor total de energia de 240 GWh por ano quando forem finalmente concluídas.

A solução da célula unificada  poderá aumentar o volume de produção de veículos elétricos e baratear a produção. 

A célula tem previsão de lançamento para 2023 e será instalada em 80% de todos os veículos Volkswagen até 2030.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.