Volkswagen revela Tera: futuro SUV mais barato que Nivus
SUV produzido em Taubaté vem enfrentar Kardian e Pulse

Confirmado no final do ano passado o Volkswagen Tera foi revelado hoje no camarote da Volkswagen no carnaval do Rio de Janeiro. Posicionado entre os modelos compactos o Tera está mirando concorrentes como Fiat Pulse, Renault Kardian entre outros desse concorrido segmento. O Farol da Bahia está no Rio para acompanhar a estreia da novidade.
Feito sobre a plataforma MQB A0, o SUV compacto teve o perfil visual e alguns itens de série revelados antes da estreia. A apresentação o ocorreu no camarote da marca no sambódromo pelo CEO da Volkswagen Ciro Possobom e por José Carlos Pavone, head de Design das Américas.
Quatro versões confirmadas
O Volkswagen Tera será lançado em três versões além da topo de linha Outfit no SUV compacto. O Tera também será vendido em países latino-americanos como Argentina, Chile, Paraguai, Paraguai, Colômbia e Equador.
No desenho há marcas importantes como a linha de cintura mais alta, a coluna C mais larga o que dá impressão de volume e com interior inédito. No estilo, ficaram claros os traços do novo DNA dos carros da Volkswagen com faróis ovalados bem como as linhas mais retas. Há pequena grade frontal com logo da marca alemã ao centro mesclando texturas diversas, além de um para-choque reforçado na cor preta ao centro com duas amplas entradas de ar.
Também se destaca no modelo flagrado um rack de teto, a coluna "C" mais larga sugerindo um carro de perfil mais largo e a identidade traseira com lanternas unidas tais quais no Nivus e T-Cross o interior tem novidades em relação ao Polo com dois perfis inéditos e novas saídas de ar além de multimídia de 10 polegadas com perfil flutuante.
Ao todo serão 4 versões tendo a topo de linha o nome de Outfit. Entre os itens presentes estão painel digital, ar condicionado climatronic, luzes ambiente e pacote ADAS.
Motor 1.0 TSI
O Volkswagen Tera será um SUV posicionado abaixo do T-Cross e Nivus, com preço similar ao do Polo Highline e usa a plataforma MQB-A0. Além disso, deve ser equipado com motor 1.0 TSI de até 116 cv, combinado com transmissão automática de seis velocidades, o mesmo conjunto presente no Polo TSI. Também pode ser o 250 TSI com 128cv e 20kgfm de torque. Os dados de motorização não foram confirmados na apresentação.