Volkswagen Tera: tudo sobre as quatro versões, motores e possíveis preços
SUV irá brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian

O Volkswagen Tera é o quinto SUV da marca que foi mostrado nessa semana no carnaval do Rio de Janeiro com a promessa de ser o SUV mais barato à venda no Brasil. Posicionado entre os modelos compactos o Tera está mirando concorrentes como Fiat Pulse, Renault Kardian entre outros desse concorrido segmento. Após a apresentação do carro, veja quais serão as possíveis versões, conteúdos e também os preços.
Que carro é o Volkswagen Tera?
O Tera vai ser um SUV compacto posicionado entre o Polo e o Nivus. Será um carro de volume e seus preços ficarão entre as versões Comfortline do Polo e o preço de entrada do Nivus. Isso quer dizer que o Tera deve ter preços entre R$ 110 e R$ 130 mil.
Além do motor TSI, haverá uma versão MPI de entrada com motor 1.0 aspirado mas que deve demorar um pouco para chegar. Essa versão irá acelerar uma mudança no portfólio do Polo reduzindo suas versões no futuro.
Design do Tera
O Volkswagen Tera é produzido sobre a plataforma MQB A0, que é a menor variante desta base usada no Polo Track e Polo. No desenho há novidades importantes pois ele não tem linhas quadradas como o T-Cross, Taos, Nivus e Tiguan. O Tera traz linhas mais arredondadas e a linha de cintura mais alta, a coluna C mais larga o que dá impressão de volume e com interior inédito. No estilo, ficaram claros os traços do novo DNA dos carros da Volkswagen com faróis ovalados bem como as linhas mais retas. Há pequena grade frontal com logo da marca alemã ao centro mesclando texturas diversas, além de um para-choque reforçado na cor preta ao centro com duas amplas entradas de ar.
Quatro versões e motor 1.0 TSI ou MPI
O Volkswagen Tera será lançado em três versões além da topo de linha Outfit no SUV compacto. O Tera também será vendido em países latino-americanos como Argentina, Chile, Paraguai, Paraguai, Colômbia e Equador. A princípio deve ter versões TSI com motor turbo mas versões com motor MPI aspirado devem vir em um segundo momento bem como versões híbridas leves.
O motor 1.0 TSI pode ter até 116 cv, combinado com transmissão automática de seis velocidades, o mesmo conjunto presente no Polo TSI. Também pode ser o 200 TSI com 128cv e 20kgfm de torque mas é mais provável que essa opção fique para o Nivus melhorando a distância entre os dois para evitar canibalização dos dois modelos. Os dados de motorização não foram confirmados na apresentação.
Volkswagen Tera Outfit: itens de série
Vimos de perto apenas a versão Outfit que tem um estilo mais “descolado” e terá o máximo de itens de série.
Ao todo serão 4 versões tendo a topo de linha o nome de Outfit. Entre os itens presentes nesta versão estão painel digital, ar condicionado climatronic, luzes ambiente e pacote ADAS. A Multimídia de 10 polegadas vai ser de série assim como botão de partida e painel digital.
Quando será lançado?
O Volkswagen Tera deve ser lançado em maio com chegada ao mercado em junho deste ano. Terá opções de cor azul claro, vermelho e azul nas cores “comuns” também devem estar presentes no portfólio da Volkswagen.