• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Volkswagen usa “deep fake” para recriar Elis Regina e acende polêmica

Volkswagen usa “deep fake” para recriar Elis Regina e acende polêmica

Vídeo celebra os 70 anos da marca mas abre críticas sobre posições políticas

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Volkswagen usa “deep fake” para recriar Elis Regina e acende polêmica

1976 foi ano em que Elis Regina lançou a música “Como nossos Pais”. O contexto era de um início de abertura política que iria se consolidar em 1979. Ao comemorar 70 anos no Brasil, a Volkswagen lançou um vídeo usando recursos de inteligência artificial e recriou Elis Regina a bordo de uma Kombi. o vídeo levantou polêmicas mas já superou 10 milhões de exibições na internet.

Foi em 1953 que a Volkswagen se instalou na Rua do Manifesto, bairro do Ipiranga em São Paulo, para dar vazão a uma enorme demanda de produção do Fusca, carro que chegou três anos antes ao Brasil. Naquele momento, a Volkswagen se associava a Brasmotor para montar kits em CKD vindos da Alemanha.

O comercial foi criado por inteligência artificial usando a técnica de “deep fake” e “deep dub” onde as vozes e projeções do rosto de Elis foram sobrepostos a uma dublê de corpo. O resultado impressiona pela veracidade imposta pelas imagens onde Elis dirige uma kombi antiga (conhecida como corujinha produzida entre 1959 e 1976 no Brasil) enquanto Maria Rita dirige o ID.Buzz, uma releitura do mesmo veículo agora com motor elétrico. 

O comercial traz cenas antigas e destaca clássicos como o Fusca assim como a Brasília. Os três veículos foram os de maior sucesso da Volkswagen no país até a época do lançamento da música em meados dos anos 1970. 

Maria Rita confessou ter ficado emocionada com o resultado da propaganda que está na internet e nas redes sociais. A cantora chorou durante a exibição do vídeo na festa de 70 anos da Volkswagen.

Polêmica nas redes 

A superprodução do vídeo contou com a música “Como nossos pais” escrita por Belchior na voz de Elis Regina e levantou polêmicas nas redes sociais sobre o contexto da época. A Volkswagen evitou entrar na polêmica e focou apenas no aspecto histórico mostrando seus veículos hoje considerados clássicos da indústria como a Brasília, Passat, Gol, SP2 e Santana.

A canção lançada em 1976 remete ao tempo da ditadura militar mas em um momento onde a censura era mais branda (em 1979 viria a lei da anistia). Durante o governo Geisel (1974 a 1978) a censura prévia deixou de atuar nas redações e em 1978 a Emenda Constitucional 11 revogaria o AI-5, um grande avanço. Também nessa época surgiram os movimentos sindicais que deram origem aos movimentos grevistas na Volkswagen na virada dos anos 1980. 

No vídeo exibido sobre a história do Fusca em um imenso telão a Volkswagen informou que o carro foi lançado nos anos 1950. Na verdade o projeto do carro é da década anterior e foi desenvolvido pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, a pedido do então chanceler alemão Adolf Hitler. O tema também foi alvo de polêmica nas redes sociais. 

Mas fato é que a intenção de criar um vídeo que remete à história da Volkswagen no Brasil é uma homenagem a trajetória de veículos históricos da marca que fizeram a cabeça e ocuparam a garagem de milhões de brasileiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário