Volkswagen vai vender Kombi elétrica no Brasil e anuncia 15 novidades
Marca irá vender ID.Buzz e também ID.4 mas preços não foram anunciados

Ao celebrar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, a marca anunciou aos fãs a venda do ID.Buzz elétrico que terá 70 unidades em um primeiro momento. Foi a primeira vez que a marca confirmou a oferta de modelos híbridos flex produzidos no Brasil.
“O veículo flex, híbrido e elétrico são ótimas soluções para o país. Agora vamos para a próxima fase da descarbonização”, explica o CEO global Thomas Schäfer que está no Brasil.
Como primeiro passo, a Volkswagen já anunciou a oferta do ID.4, crossover 100% elétrico. No entanto, o crossover não será vendido e sim estará disponível em um modelo de assinatura Sign&Drive por salgados R$ 9.990,00 por mês.
Híbridos flex feitos no Brasil
A Volkswagen não entrou em detalhes mas confirmou a oferta de modelos híbridos mercado brasileiro que estarão entre as 15 novidades que chegam até 2026. Mas não especificou quais serão esses modelos neste momento.
Sucessor do Gol
A Volkswagen tem nos planos um SUV compacto que usaria a plataforma MQB A0 posicionado abaixo do T-Cross e Nivus usando motor TSI turbo e sistema híbrido leve de 12 ou 48volts. A estreia prevista é para 2025 e a produção deverá ficar concentrada em Taubaté/SP.
Mecânica elétrica da linha ID
O ID.4 e o ID.Buzz trazem motor de 204cv de potência e 31,6 kgfm de toque, posicionado no no eixo traseiro. A autonomia é de 370 km no ciclo brasileiro validado pelo Inmetro.
O conjunto de baterias tem 77kWh e capacidade para receber até 150kW em sistemas de recarregamento rápido. “
“O ID.4 faz parte de uma ofensiva de 15 modelos elétricos: flex, elétricos e híbridos até 2026”, diz Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. “Os elétricos vão se juntar aos modelos híbridos flex e mostram o compromisso tecnológico na região”, completa Schäfer.
o Farol da Bahia acompanhou a comemoração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil. Em um evento realizado no Ginásio do Ibirapuera, o encontro reuniu mais de 5.000 funcionários no local. A VW se estabeleceu em 1953 no país para montagem local do Fusca em kits CKD. A importação do Fusca começou em 1950 e três anos depois a Volkswagen já anunciava a produção local enquanto a fábrica não ficava pronta. A unidade Anchieta iria ser inaugurada em 1957 para produzir a Kombi e a partir de 1959 o Fusca seria nacionalizado em 50%. Hoje alem da Anchieta, a VW conta com as fábricas de Taubaté/SP, São Carlos/SP (para produção de motores) e São José dos Pinhais no Paraná onde é fabricado o T-Cross.