Volume de serviços na Bahia recua -0,9% em janeiro de 2022

Nos serviços turísticos, estado teve a maior queda do país entre dezembro e janeiro

Por Da Redação
Ás

Volume de serviços na Bahia recua -0,9% em janeiro de 2022

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16), mostra que o volume do setor de serviços na Bahia caiu -0,9% em janeiro de 2022, frente a dezembro de 2021, na série com ajuste sazonal. Esse foi o primeiro resultado negativo, depois de duas altas (0,5% de outubro para novembro e 2,0% de novembro para dezembro).

De acordo com a pesquisa, a queda dos serviços na Bahia entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano foi um pouco mais intensa do que a verificada nacionalmente (-0,1%) e acompanhou o movimento de recuo do setor registrado em 12 dos 27 estados. No período, os serviços tiveram as maiores retrações no Distrito Federal (-9,1%), Tocantins (-6,3%) e na Paraíba (-4,8%). Por outro lado, os melhores desempenhos ocorreram em Goiás (4,5%), Amapá (3,7%) e Pará (3,0%).

Com o resultado negativo na passagem de dezembro para janeiro, os serviços na Bahia voltaram a ficar abaixo do patamar que estavam operando em fevereiro de 2020, antes da pandemia (-0,1%). Na comparação com janeiro de 2021, no entanto, o volume dos serviços prestados na Bahia seguiu em alta (13,6%).

Turismo

Nos serviços turísticos, a Bahia teve a maior queda do país entre dezembro e janeiro (-3,9%), mas mantêm alta frente a janeiro/21 (21,2%). Foi o sexto recuo consecutivo para o estado nessa comparação (cai desde agosto/21) e o maior dentre os 12 estados onde as atividades de serviços ligadas ao turismo são pesquisadas separadamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário