Volume de serviços prestados na Bahia apresenta recuo de 0,4% em setembro
Informação foi divulgada na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE
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O volume de serviços prestados na Bahia apresentou um recuo de -0,4% em setembro, marcando a segunda queda consecutiva após o declínio de 2,8% de julho a agosto. No entanto, o desempenho negativo, apesar de próximo ao verificado no país (-0,3%), foi o menos intenso entre 17 estados com resultados adversos no setor.
Apesar dos retrocessos mensais, o volume de serviços baiano continua em ascensão em comparação com setembro de 2022, registrando um crescimento de 2,5%. Este é o 30º resultado positivo consecutivo desde abril de 2021, mostrando um desempenho muito superior ao nacional, que teve uma queda de -1,2%, ocupando a 13ª posição entre os 27 estados.
No acumulado de janeiro a setembro de 2023, os serviços na Bahia cresceram 7,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, um avanço superior à média nacional de 3,4%, posicionando o estado em 12º lugar no país.
Ao analisar os últimos 12 meses até setembro, os serviços baianos mantiveram uma alta de 6,3%, superando a média nacional de 4,4% e alcançando a 14ª posição entre os estados.
O crescimento do volume de serviços na Bahia em setembro de 2023, em comparação com o mesmo mês de 2022 (2,5%), foi impulsionado principalmente pelos setores de informação e comunicação (11,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (8,3%), e serviços prestados às famílias (7,8%).
Por outro lado, o segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foi o que mais contribuiu para o declínio geral do setor de serviços na Bahia em setembro, registrando uma queda de -3,5% após 20 meses consecutivos de altas. Os outros serviços (-3,0%) também mantiveram uma tendência de queda pelo terceiro mês seguido.