• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Volume de serviços prestados na Bahia cai entre abril e maio e fica entre os quatro piores do país
Bahia

Volume de serviços prestados na Bahia cai entre abril e maio e fica entre os quatro piores do país

Números foram divulgados, nesta sexta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Volume de serviços prestados na Bahia cai entre abril e maio e fica entre os quatro piores do país

Foto: Agência Brasil

Entre maio e abril deste ano, o volume de serviços prestados na Bahia apresentou uma queda de 4,1%. Este é o primeiro resultado negativo no estado após três meses seguidos com crescimento na comparação com o mês anterior. Os números foram divulgados, nesta sexta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

O resultado ficou abaixo do registrado no Brasil como um todo, que apresentou estabilidade, e foi o 4º pior resultado entre os 19 estados onde o setor teve retração, ficando na frente apenas de Roraima (-10,9%), Maranhão (-8,7%) e Acre (-6,5%). Por outro lado, os maiores crescimentos ocorreram no Tocantins (27,7%), Mato Grosso (6,2%) e Rio Grande do Norte (2,2%).

Apesar da retração, o setor de serviços baiano registrou crescimento de 1,3% se comparado ao mesmo período do ano passado. Foi o segundo avanço consecutivo no confronto com o mesmo mês do ano anterior, apresentando, no entanto, uma desaceleração em relação ao resultado registrado em abril (8,5%).

Se forem considerados os primeiros cinco meses do ano, os serviços baianos também sustentam crescimento (4,3%).  Esse acumulado segue bem acima do verificado no Brasil como um todo (1,3%), num cenário em que 24 das 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Mato Grosso (9,1%), Paraná (8,4%) e Tocantins (8,2%). A Bahia tem o 12º crescimento.

Altas e baixas

No levantamento divulgado pelo IBGE, os serviços prestados às famílias destacaram-se com um crescimento de 43,7%, sendo a única atividade a registrar resultado positivo no mês. Este segmento tem mostrado um desempenho consistente, marcando alta pelo quarto mês consecutivo e liderando o crescimento no setor de serviços baiano com um aumento acumulado de 21,5% nos primeiros cinco meses de 2024.

Em contrapartida, os serviços de informação e comunicação registraram a maior queda no mês, com um decréscimo de 8,3%. Este segmento também foi o principal fator negativo, puxando o setor de serviços para baixo em maio e marcando seu segundo resultado negativo consecutivo no estado.

Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio também apresentaram desempenho negativo, com uma queda de 2,7% em maio, após um resultado positivo em abril. Esta atividade teve a terceira maior queda e foi a segunda principal influência negativa no setor de serviços baiano no mês.

Turismo na Bahia

Os dados do IBGE mostram, ainda, que o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceu 1,9% frente ao mês anterior (abril), na série com ajuste sazonal. O resultado foi superior ao do Brasil como um todo (-0,2%), sendo o 3º melhor entre os 12 estados onde esse agregado é investigado separadamente, atrás apenas de Espírito Santo (3,2%) e Rio de Janeiro (2,5%). Foi o sexto resultado positivo consecutivo do turismo no estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário