• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Volume de serviços prestados na Bahia recua 1,6% na passagem de dezembro para janeiro
Economia

Volume de serviços prestados na Bahia recua 1,6% na passagem de dezembro para janeiro

Declínio ocorreu após um avanço de 0,7% entre novembro e dezembro de 2022

Por Da Redação
Ás

Volume de serviços prestados na Bahia recua 1,6% na passagem de dezembro para janeiro

Foto: Reprodução/Pixabay

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira (15), revelou que o volume de serviços prestados na Bahia teve uma queda de 1,6% na passagem de dezembro de 2023 para janeiro deste ano. Esse declínio ocorreu após um avanço de 0,7% entre novembro e dezembro de 2022.

Na comparação com o mês anterior, o desempenho dos serviços na Bahia ficou abaixo da média nacional, que teve um aumento de 0,7%. Entretanto, a queda foi a segunda menor entre os estados, em um contexto em que 10 unidades da federação tiveram resultados negativos, 16 mostraram crescimento e 1 (Pernambuco) permaneceu estável. 

Os estados que se destacaram positivamente foram Amazonas (10,9%), Rio de Janeiro (5,3%) e Roraima (5,1%), enquanto Tocantins (-7,9%), Sergipe (-5,6%) e Piauí (-4,2%) registraram as maiores retrações.

Na comparação com janeiro de 2023, o setor de serviços na Bahia registrou um aumento modesto de 0,2%. A taxa do estado só ficou acima das verificadas no Rio Grande do Norte (único estado em queda, de -3,6%) e em Goiás (0,1%). Por outro lado, Acre (24,7%), Rondônia (12,2%) e Amazonas (10,8%) apresentaram as maiores altas.

Atividades de serviços

O leve crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em janeiro de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023 (0,2%), foi impulsionado principalmente por altas em dois dos cinco grupos de atividades investigadas pelo IBGE.

O maior crescimento e principal influência positiva veio dos serviços de informação e comunicação (5,3%), que têm registrado aumentos consecutivos nos últimos doze meses, desde janeiro de 2023, e acumulam o melhor desempenho no período (14,4%).

Além disso, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,0%) também apresentaram avanço no volume de serviços prestados em janeiro, após um recuo em dezembro de 2023 (-1,4%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário