Voluntários de ONG internacional ajudam vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul
Especialistas realizam mapeamento de processos e disponibilizam tecnologia
Foto: Reprodução
Diante da falta de preparo para lidar com situações de catástrofes, como a recente tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Brasil começou a receber ajuda humanitária de especialistas internacionais. Uma equipe que já atuou em países como México, Estados Unidos, Israel, Guatemala, Turquia, Espanha e Honduras desembarcou no estado na semana passada.
Além de realizar mapeamento de processos, a ONG internacional Cadena disponibilizou ferramentas de tecnologia de gestão e planeja capacitar voluntários para auxiliar na tragédia. De acordo com informações do jornal Estadão, o grupo também está distribuindo purificadores de água para aqueles que precisam de apoio, mas não estão em abrigos.
Dados da tragédia
Com sete mortes confirmadas no domingo (12), o Rio Grande do Sul chegou a 145 vítimas dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O boletim da Defesa Civil ainda contabiliza 132 desaparecidos e 806 feridos.
Com a volta da chuva no estado, o número de pessoas fora das casas aumentou de cerca de 441 mil, registrado no sábado (11), para mais de 618 mil. Mais de 81 mil estão em abrigos e 538 mil estão desalojados.