Voto obrigatório deve ser repensado, diz Mourão

Quase 30% dos eleitores preferiram não votar no segundo turno

Por Da Redação
Ás

Voto obrigatório deve ser repensado, diz Mourão

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após a quantidade significativa de abstenção nas eleições municipais deste ano, o  vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira (30), que é necessário se questionar a necessidade do voto obrigatório no país.  

Quase 30% dos eleitores preferiram não votar no segundo turno. "É uma abstenção alta. Nos últimos anos ela já vinha [crescendo], acredito que aumentou por causa da pandemia". "Há algum tempo já se discute a questão do voto obrigatório aqui no Brasil, quando você vê que tem gente que foi eleito com menos votos que os brancos, nulos e abstenções, isso é algo que a gente tem que pensar." 

De acordo com Mourão, a maioria dos partidos que se saíram melhor nas eleições municipais estão ao lado do presidente Jair Bolsonaro. "Tem três partidos que detêm a maioria das prefeituras hoje: o MDB, o DEM e o PSDB. E o PP ficou bem posicionado. São os partidos de centro, e a maioria deles está apoiando o trabalho do presidente Bolsonaro."

Segundo ele, a população escolheu prefeitos com experiência pública e reduziu o espaço dos chamados outsiders. Mourão também criticou os institutos de pesquisa que, segundo ele, "têm que rever suas metodologias, porque furaram e furaram feio".  

Mourão também declarou que o PT precisa se reinventar e superar a dependência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.