'Voto técnico', Haddad elogia voto de Campos Neto para redução de juros
A decisão do presidente do Banco Central (BC) desempatou a votação e garantiu a redução da taxa Selic em 0,50 pontos percentuais
Foto: Agência Brasil
O ministro da Fazenda Fernando Haddad comentou sobre a decisão do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que resultou no corte da taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual. Campos Neto votou a favor da redução, exercendo o papel de desempate. Além dele, outros 4 membros do comitê também apoiaram o corte de 0,50 ponto percentual.
Haddad descreveu o voto de Campos Neto como "técnico", calibrado e baseado em seu amplo conhecimento econômico e compreensão da realidade do país. O ministro afirmou que o presidente do BC votou com base naquilo que domina em economia, considerando todos os fatores relevantes para a decisão.
Além de elogiar a atuação de Campos Neto, Haddad enviou uma mensagem ao presidente da autoridade monetária e devem se comunicar futuramente. Campos Neto foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e tem sofrido críticas do governo petista desde o início do mandato.
O ministro da Fazenda também planeja falar com o presidente Lula para compartilhar uma visão correta sobre os próximos passos em relação à política econômica. A decisão de reduzir a taxa Selic para 13,25% ao ano foi tomada após três anos sem cortes. A perspectiva é de que as taxas de juros possam continuar caindo nos próximos meses, impulsionando a economia do país.