• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • WhatsApp lançará ferramenta "Comunidades", que trará opção de grupo com milhares de usuários
Tecnologia

WhatsApp lançará ferramenta "Comunidades", que trará opção de grupo com milhares de usuários

Entretanto, aplicativo informou que recurso só ficará disponível após o segundo turno das eleições no Brasil

Por Da Redação
Ás

WhatsApp lançará ferramenta "Comunidades", que trará opção de grupo com milhares de usuários

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A diretoria do aplicativo WhatsApp divulgou, nessa quinta-feira (14), o lançamento de uma nova ferramenta chamada de "Comunidades", que servirá para juntar vários grupos com milhares de usuários. O público-alvo do novo recurso são escolas, empresas e moradores de prédios. Atualmente cada grupo só pode ter, no máximo, 256 integrantes.

O WhatsApp informou que se comprometeu com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a não realizar o lançamento do novo recurso no Brasil, antes do eventual segundo turno da eleição presidencial, que acontecerá em 30 de outubro. Entretanto, o aplicativo não garantiu segurar o lançamento no período entre o segundo turno e a posse presidencial no Brasil. Nas eleições de 2018, o aplicativo foi considerado o principal veículo de desinformação política. 

"Acreditamos que as comunidades tornarão mais fácil para um diretor de escola reunir todos os pais e responsáveis para compartilhar avisos importantes e criar grupos para turmas específicas e atividades extracurriculares ou voluntárias", afirma a empresa.

No entanto, não ficou claro como a empresa impediria que as comunidades fossem usadas para espalhar informações falsas sobre política e saúde.

A partir da nova ferramenta, Os administradores das comunidades terão a capacidade de mandar mensagens (denominadas avisos) para todos os milhares de membros da comunidade, como ocorre hoje com os canais do Telegram.

As comunidades, a princípio, teriam limite de 10 grupos com 256 integrantes cada um —ou seja, 2.560 usuários. Mas o WhatsApp estuda aumentar o número de integrantes em grupos para 512 e elevar a quantidade de grupos em cada comunidade.

Os usuários poderão denunciar abusos e bloquear contatos. Para entrar em um dos grupos de uma comunidade, bastará acessar um link enviado por um administrador.

Em 2019, o aplicativo reduziu de 20 para 5 o número de possíveis encaminhamentos de cada mensagem, para diminuir a viralização de desinformação. Em 2020, durante a pandemia de Covid, o WhatsApp estabeleceu limite de um encaminhamento para mensagens mais populares.

O WhatsApp ainda informou que lançará, nos próximos dias, inovações como a possibilidade de administradores dos grupos excluírem mensagens erradas ou problemáticas; um aumento do tamanho de arquivos que podem ser compartilhados, para até 2 gigabytes, e nova modalidade de reações com emojis.

Também nos próximos dias a empresa vai lançar as chamadas de voz com apenas um toque para até 32 pessoas. Futuramente, serão lançadas chamadas de vídeo no WhatsApp para 32 pessoas, uma concorrência direta ao Zoom.

O Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp, atrás da Índia. No entanto, a empresa não divulga números atualizados de usuários. A última cifra era de "mais de 120 milhões" no Brasil, em 2019.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário