X retorna ao funcionamento no Brasil após ordem de Moraes
Alguns usuários conseguem acessar antes de outros devido ao processo de liberação que envolve 20 mil provedores
Foto: Pexels | Pixabay | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
A rede social X retornou a funcionar no Brasil no final da tarde desta terça-feira (8) após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar o desbloqueio em até 24 horas.
A plataforma não funcionava no país desde 31 de agosto, após uma série de descumprimentos e ordens judiciais. O ministro permitiu o retorno do aplicativo nesta terça-feira (8) após os pagamentos e todas as multas que totalizaram R$ 28,6 milhões.
O Brasil tem aproximadamente 20 mil provedores, segundo o Ministério das Comunicações. Por isso, é possível que alguns usuários consigam acessar antes de outros.
A empresa comemorou o retorno na própria plataforma. "O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos", declarou.
O retorno foi amplamente discutido nas plataformas concorrentes do Bluesky e no Threads. Alguns internautas afirmam que irão retornar ao aplicativo e outros criticam a postura do dono da rede, o empresário Elon Musk.