• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Zanin suspende decretos de SC que dispensavam vacina para matrícula em escolas
Brasil

Zanin suspende decretos de SC que dispensavam vacina para matrícula em escolas

Decisão abrange municípios como Balneário Camboriú, Criciúma e Joinville

Por Da Redação
Ás

Zanin suspende decretos de SC que dispensavam vacina para matrícula em escolas

Foto: Agência Brasil/Lula Marques

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, suspendeu todos os decretos que dispensavam a vacinação contra a covid-19 como requisito para matrícula e rematrícula na rede pública de 19 municípios de Santa Catarina. A solicitação para a suspensão dos decretos foi feita pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

Na decisão, que abrange municípios como Balneário Camboriú, Criciúma e Joinville, Zanin ressalta que “as condutas em questão afrontam diretamente preceitos fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil, quais sejam, direito à vida, direito à saúde e a proteção integral da criança e do adolescente.”

O ministro da Suprema Corte também referenciou uma Nota Técnica, de n°118/2023, na qual a Organização Mundial da Saúde atesta a segurança da vacina Pfizer para crianças e recomenda sua aplicação. Além disso, ele determinou que os prefeitos dos municípios em questão, bem como o governador Jorginho Mello (PL), "se abstenham" de promover quaisquer ações que dificultem a execução do Programa Nacional de Imunização, especialmente no que diz respeito à vacinação infantil contra a covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.