Brasil

Zé Celso Martinez morre aos 86 anos em São Paulo

Dramaturgo precisou ser internado após incêndio atingir seu apartamento

Por Da Redação
Ás

Zé Celso Martinez morre aos 86 anos em São Paulo

Foto: Reprodução

Referência quando o assunto é artes cênicas brasileiras, o dramaturgo, diretor, ator e encenador José Celso Martinez Corrêa morreu na quinta-feira (6), em São Paulo, aos 86 anos. A informação foi confirmada pelo Teatro Oficina, companhia fundada por Zé Celso em 1958.

Zé Celso, como era conhecido, tinha sido internado na terça-feira (4) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas após um incêndio atingir seu apartamento, no Paraíso, Zona Sul de São Paulo. Ele teve 53% do corpo atingido por queimaduras, ficou sedado, entubado e com ventilação mecânica.

"Tudo é tempo e contra-tempo! E o tempo é eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo. Nossa fênix acaba de partir pra morada do sol. Amor de muito. Amor sempre", postou o Teatro Oficina  no Instagram.

Vida e carreira

Zé Celso nasceu em Araraquara, interior paulista, em 1937. O dramaturgo era conhecido pela maneira excêntrica e ousada de montar suas peças de teatro e interagir com a plateia. Fez história ao criar uma arte experimental, política e sensorial, que sempre dialogou com seu tempo e outras manifestações artísticas, como a música, a poesia e o audiovisual.

Ele iniciou a carreira no final da década de 1950 com duas peças de sua autoria: "Vento Forte para Papagaio Subir" e "A Incubadeira". Em junho deste ano, Zé Celso se casou com Marcelo Drummond, de 60 anos. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário