Zelenski acusa Rússia de deflagrar ‘guerra de gás’ na Europa
Em comunicado, presidente da Ucrânia pediu a aliados mais sanções
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, acusou na última segunda-feira (25), em publicação no Telegram, a Rússia de deflagrar uma "guerra de gás" na Europa. Na mensagem, ele também pediu que aliados intensificarem as sanções contra os russos.
"Faça de tudo para limitar as receitas russas não apenas de gás e petróleo, mas também de quaisquer exportações restantes. Corte os laços comerciais com a Rússia tanto quanto possível, porque cada um desses laços é uma ferramenta potencial da Rússia para pressionar", pediu Zelenski.
Recentemente, a estatal russa de energia Gazprom informou que as exportações de gás por meio do vital gasoduto Nord Stream para a Alemanha iriam cair para cerca de um quinto da capacidade. A redução, de 40% da capacidade atual para 20%, deve entrar em vigor na quarta-feira (27). "Tudo isso é feito pela Rússia deliberadamente para tornar o mais difícil possível para os europeus se prepararem para o inverno", disse Zelenski. "Esta é uma guerra aberta de gás que a Rússia está travando contra uma Europa unida", afirmou o presidente ucraniano.