Zelensky propõe mudar nome de Rússia por Moscóvia e ex-presidente russo rebate: 'Reino de Porcos'
Presidente ucraniano vai avaliar o conteúdo de uma petição eletrônica com mais de 25 mil assinaturas

Foto: Reprodução/Twitter
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou neste sábado (11) que vai avaliar o conteúdo de uma petição eletrônica com mais de 25 mil assinaturas que sugere que a Rússia passe a ser chamada de Moscóvia, um apelido pejorativo.
Após tomar conhecimento da iniciativa, o ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, rebateu sugerindo chamar de "Reino de Porcos" o país invadido há mais de um ano.
De acordo com a petição, a Moscóvia foi um nome usado na Europa e em algumas línguas asiáticas. "Em muitos mapas históricos dos séculos XVI e XIX, que foram feitos na Europa antes e depois da mudança do nome do reino de Moscou para o Império Russo, também aparece este nome", diz o documento, segundo a agência de notícias ucraniana Unian.
O autor da petição acrescenta que a Rússia existe há 301 anos, desde 22 de outubro de 1721. Nesta data, o czar Pedro I de Moscou declarou que o reino moscovita passaria a ser chamado de "Império Russo".
Segundo informações da agência Unian, Zelensky vai fazer um "exame minucioso" sobre a proposta de mudança. O presidente ucraniano afirmou que precisa avaliar "o contexto histórico e cultural e tendo em consideração as possíveis consequências jurídicas internacionais".
O ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, fez duras críticas à proposta. Por meio de sua conta pessoal no Telegram, ele sugeriu que a Ucrânia modifique seu nome para "Reino de Porcos", em referência aos nazistas. Medvedev também chamou o povo da Ucrânia de "seguidores do nacionalista ucraniano e colaboracionista nazi Stepan Bandera".