Zuckerberg revela projetos de inteligência artificial voltados ao metaverso
Ele, no entanto, não disse quando estes desenvolvimentos ficarão prontos
Foto: Getty Images
Mark Zuckerberg informou, na última quarta-feira (23), que a Meta está trabalhando em pesquisa de inteligência artificial para ser capaz de gerar mundos online, melhorar a forma como as pessoas “conversam” com assistentes de voz e obter traduções de falas em diferentes idiomas. O empresário aposta que o “metaverso”, uma ideia desenvolvida pela ficção científica em que mundos virtuais podem ser acessados por usuários para trabalhar e socializar, será o sucessor da internet móvel. “A chave para se conseguir muitos destes avanços é a inteligência artificial”, disse o fundador do Facebook.
Ainda de acordo com Zuckerberg, a Meta está trabalhando em uma nova classe de modelos de inteligência artificial (IA) que vai permitir a geração de mundos virtuais com base em descrições feitas pelas pessoas. Em uma demonstração pré-gravada, ele mostrou um conceito de IA chamado “Builder Bot”, em que ele aparece como um avatar 3D em uma ilha e dita comandos para que o sistema crie uma praia, adicione nuvens, árvores e até uma toalha de piquenique.
“Conforme nós avançamos com esta tecnologia, o usuário poderá criar mundos para explorar e compartilhar experiências com outros apenas com o uso da voz”, disse Zuckerberg. Ele, no entanto, não disse quando estes desenvolvimentos ficarão prontos.