O filósofo Nietzsches esforça em sua obra, de um modo geral, para denunciar estupidez, extremando-a ao modulá-la nos termos de seu perspectivismo como incapacidade de “sair” da perspectiva única. É importante para a sociedade a luta contra a estupidez, porque o estúpido é constitutivamente destrutivo, afirmará categórico. O fato é que nós nos tornamos responsáveis a partir da evolução reflexiva do pensamento de lutarmos contra a estupidez, própria e alheia. É um equívoco filosófico pensar que a estupidez seja antônimo de inteligência. Em verdades muitos filósofos defendem que existem dois tipos de estupidez: uma é honesta, admite que algo falta. A outra estupidez é inteligente – errática, pretensiosa, nascida da soberba de se ter uma monoideia. Foi assim, ao meu sentir, que o Beiramar Shopping, em Florianópolis (SC), provocou controvérsia ao tomar uma decisão em relação ao traje tradicional do Papai Noel na decoração de Natal. O shopping optou por não permitir que o Papai Noel usasse seu habitual traje vermelho. Claro, que a decisão gerou discussões na comunidade online, com muitas pessoas questionando a necessidade e a inadequação de politizar uma figura tão central e alegre às celebrações natalinas como o Papai Noel. Talvez o objetivo tenha sido meramente de marketing, mas, honestamente, chega a ser bizarro, estúpido mesmo. Todavia, vamos lá não foi ideológico, mas já no Balneário Camboriú (SC), uma estátua gigante do Papai Noel situada na praça Almirante Tamandaré, na Avenida Atlântica, vem chamando atenção por um motivo igualmente estranho, o Papai Noel está de verde e amarelo. Sem dúvida alguma, a motivação foi ideológica, haja vista que a cidade é administrada por Fabrício Oliveira do Partido Liberal (PL).
Diversos comentários surgiram em represália a esta tentativa de modificar uma tradição que nada tem a ver com identidade partidária ou de espectro político. Um desses comentários perguntou, por exemplo infeliz, mas cabível ao contexto, que se o shopping pegasse fogo, os bombeiros não iriam poder entrar, já que suas fardas são vermelhas? E o sangue humano como poderá ser tingido? Um outro comentário lembrou com propriedade que o ídolo americano dessas pessoas de extrema direita, Donald Trump, é do partido republicano, cuja cor é vermelha.
Por que esse povo não vai trabalhar para o bem geral? Por que não compreende que o período, a data é de confraternizar, não hostilizar, dividir mais ainda? Assim caminha a humanidade, fazendo as suas divisões favorecendo egos e não o Bem.