O poder dos PDV’S na tomada de decisão de compra só aumenta

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O poder dos PDV’S na tomada de decisão de compra só aumenta

O aumento das decisões de compra nas lojas está diretamente relacionado a uma mudança de comportamento do consumidor. As lojas deixaram de ser apenas um lugar de compra, tornando-se também um espaço de entretenimento e experiência. Com isso, as empresas passaram a investir cada vez mais em suas lojas físicas, transformando-as em verdadeiras mídias.

Um relatório de insights da TKM Consultants do ano passado descobriu que o PDV é “mais influente” do que a publicidade na TV, no rádio e na imprensa . Segundo alguns cálculos, surpreendentes 75% das nossas decisões de compra são tomadas na loja, destacando como a compra por impulso perturba o processo normal de tomada de decisão do consumidor, destacando o lado emocional e auto-gratificante. Por isso, o chamado POP (Point of Purchase) tem se tornado uma estratégia cada vez mais importante para as empresas. Ele se refere a todas as ações realizadas no ponto de venda para influenciar a decisão de compra do cliente. É um equívoco comum pensar que o trabalho de marketing é concluído assim que o cliente entra na loja. Pensar dessa forma pode custar vendas, diminuir as taxas de conversão e reduzir a probabilidade de visitas de retorno.

Dessa forma, é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências e inovações do mercado para criar experiências de compra cada vez mais satisfatórias e atrativas para o consumidor. Afinal, a loja física não pode mais ser vista apenas como um lugar de venda, mas como um ambiente que proporciona uma experiência de compra única e exclusiva.

Inovar em cross-mídia, sistemas de venda, CRM e pagamento, multiplicando seus canais de venda é imprescindível nos dias de hoje. O consumidor é omnichannel, ele transita por diversas plataformas, e as marcas que se adequarem, ajustando sua linguagem de forma personalizada aos formatos e às linguagens destas plataformas sairão na frente. As vendas serão multifacetadas entre os diversos canais.

A loja física tem um poder de gerar uma experiência incrível da marca. E cada dia que passa o consumidor é mais influenciado nos locais de compra, isto é, ele toma a decisão da compra de determinado produto e marca, mas acaba escolhendo um outro local e momento mais conveniente para efetivação da compra, como em casa no final de semana por exemplo.   

Hoje o publicitário e cenógrafo agrega valor ao projeto final de uma loja juntamente com o arquiteto. E os arquitetos se debruçam sobre estudos dos shoppers profundamente, ampliando seu conhecimento no intuito de aplicar soluções que atendam as reais demandas do público alvo.

Devido ao arcabouço de tipos de mídia no local de compra, é difícil saber se o aumento das decisões tomadas no local de compra é resultado das ações de propaganda e promo na loja ou se o aumento da propaganda na loja resulta de tentativas de captar a diversidade de atitudes do consumidor em relação às compras e obter vendas em consequência do aumento na tomada de decisões in loco. Reflita! Até terça que vem, Axé!

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