Estudiosos do comportamento humano são unânimes em afirmar que há uma necessidade psicológica forte de o ser humano encerrar ciclos, como instrumento de apagar fracassos e ou reestruturar esperanças. Dessa forma, o Réveillon assume um papel mágico, pois zera o cronômetro para começar tudo de novo.
É preciso, por outra via, no entanto, entender que mudanças no calendário não geram reais mudanças na vida de cada um, mas, sim, a determinação de fazê-las e aí é que está o start do tal rompimento do ano. A própria expressão já traduz o seu sentido maior e forte. Romper para abrir um novo futuro.
O fechamento de ciclos é importante porque afeta diretamente o que será feito no futuro, pois interfere no ânimo do desenvolvimento de sonhos, perspectivas, realizações de projetos. Infelizmente, no entanto, nunca será suficiente o envolvimento das festas de Réveillon, pois símbolos são apenas símbolos. É indispensável à disposição de alma, emocional para estabelecer mudança, e esta precisa de estratégias e vontade real para concretizar um processo de conquistas.
Assim, a comemoração do Réveillon é, em verdade, um empurrão a quem quer, de fato, transformar, modificar ou gerar, criar novos caminhos para conquistas de seus ideais. Tudo guarda simbologia, que a crença pode até gerar perspectivas de conquistas, mas sempre será a vontade aplicada com projetos pragmáticos estabelecidos que estabelece a vitória. Pode-se vestir amarelo, vermelho, branco de acordo com o que se espera, mas a vontade, repito, precisa ser aplicada, necessita-se de estratégia e plano de ação.
Por outro lado, também, é quase que inexorável se fazer um balanço, uma avaliação das experiências vividas no ano que se encerra, vivendo-se, inclusive, momentos de tristeza e de reafirmação tipo “nunca mais” naquilo que se firmou como uma experiência de perda, de dor, de fracasso. Estabelece-se a necessidade de se afirmar um aprendizado. Em verdade, este compromisso com o crescimento, com a aprendizagem é um verdadeiro e forte adeus ao que passou, criando, assim deveria ser, uma renovação da esperança. Aos que se comprometem com a dedicação ao novo a partir de estratégias de conquista e os que dão adeus às dores, efetiva e verdadeiramente, se habilitam para melhor viverem um Ano Novo, afirmam os estudiosos do comportamento humano. Feliz Ano Novo, com novas determinações de ser e agir.
Assim, viva neste fim de ano o seu fechar e abri de ciclos com os valores reais que vão mudar a sua vida, não apenas a simbologia que só representam um star.