Andamos em um Tesla Model 3 no Brasil
Esportivo elétrico tem 500km de autonomia e surpreende no desempenho
No mercado há três anos o Model 3 da Tesla é o modelo mais em conta da linha. Alinhado ao perfil dos sedãs ou dos hatches médios ele tem como diferencial o motor elétrico e um perfil bastante arrojado. O exemplar acaba de desembarcar dos Estados Unidos e foi adquirido por um comprador paulista por R$ 480 mil. O processo de importação foi feito pela Direct Imports que já vendeu outros 3 Tesla no país entregues ano passado.
Por mais que ele seja comum na Europa e Estados Unidos convenhamos que por aqui ele é muito diferente. A dianteira sem grade vazada se assemelha aos esportivos da Porsche com uma peça única e arredondado. Maçanetas ocultas, teto com caimento longo como num cupê e teto de vidro chamam a atenção bem como o bocal de abastecimento localizado na extremidade da lanterna esquerda. Basta tocar a peça pata que ela se abra. Embora pareça frágil a solução é elegante e impressiona.
Por dentro o minimalismo impera já que não há muitos botões e porta objetos. A exceção fica por conta do volante com dois botões giratórios e todos os comandos que estão na tela de 15 polegadas. Basta posicionar a chave (que vem protegida por um cartão) no console, acionar a alavanca na coluna para a posição D e acelerar.
O Testa tem motor de 250kw equivalente a 350cv e nesta versão analisada, denominada “Performance”, ele acelera de 0-100km/h em 3,2 segundos e supera 200km/h de velocidade máxima. Quer mais? A autonomia é de 518km com uma recarga apenas, suficiente para ir de Salvador a Vitória da Conquista e quase a recarga necessária para ir da capital à Maceió sem parar. O Tesla Model 3 vem com um Wallbox que deve ser instalado em um sistema elétrico independente na casa do cliente (instalação não inclusa) e também um cabo de recarga rápida para eletropostos.
Nas ruas de São Paulo o Tesla 3 chama a atenção pelo estilo ainda arrojado mas também pelo desempenho. Todo mundo olha para o carro que tem ares de modelo premium embora o interior seja uma mescla simples de couro e plástico inferior ao de um Volvo, BMW Série 5, Mercedes ou Audi A5 por exemplo.
O conforto é acima da média. Os bancos têm ajuste elétrico mas não contam com memória por exemplo. Os comandos estão todos na tela: direção, modos de condução, modo de uso da bateria, autonomia e gestão de energia e até o entretenimento.
Para os passageiros há conforto e duas entradas USB além de saída de ar condicionado. Sem túnel elevado central o espaço é bom mas a coluna C é baixa o que pode atrapalhar no acesso.
Para quem está acostumado a um bom celular a interface lembra muito o sistema iOS da Apple.
Com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma, controle de tração e estabilidade e especialmente tração integral o Tesla Model 3 será sempre um modelo exclusivo por aqui. A Direct Imports tem o Tesla 3 na versão de entrada por R$ 360 mil enquanto a Performance testada com autonomia estendida e maior potência sai por R$ 480 mil.