Nobel de Física 2021 vai para os cientistas Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi
Os vencedores terão que repartir o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões)
Foto: Reprodução
Os cientistas Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Física, como informou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (5), por conta de suas contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos.
Os vencedores terão que repartir o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Metade do valor será dividido por Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann, pelo modelo físico do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global.
Já a outra metade irá para Giorgio Parisi, pela descoberta da interação de desordem e flutuações em sistemas físicos.
A premiação foi criada a partir do desejo do químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896), que o incluiu em seu testamento, escrito um ano antes de sua morte em 1896.
Segundo o Comitê do Nobel, Manabe e Hasselmann "estabeleceram a base de nosso conhecimento sobre o clima da Terra e como a humanidade o influencia".
Já as descobertas de Parisi tornaram "possível entender e descrever muitos materiais e fenômenos diferentes e aparentemente inteiramente aleatórios".