50 milhões de brasileiros estão no grupo de risco do coronavírus, afirma estudo
O número corresponde a 1/3 da população adulta do país
Foto: Divulgação/Fiocruz
Responsável pela morte de mais de 2 mil pessoas desde março, o coronavírus vem se mostrando como uma ameaça de vida maior para mais de 50 milhões de brasileiros que fazem parte do chamado grupo de risco. O levantamento, feito por pesquisadores da Fiocruz que trabalham no projeto Monitora Covid-19. A estimativa é que um em cada três brasileiros (33,5%) acima de 18 anos tem ao menos um dos cinco principais fatores associados a complicações da doença.
O dado foi calculado a partir das respostas do questionário da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE), feita em 2013. O levantamento mostra como o chamado “grupo de risco da Covid-19” reúne pessoas em todas as faixas etárias. "Essas doenças ocorrem em todos os grupos de idade. A faixa de idade de 18 a 29 anos realmente é menos afetada, mas após os 30 anos a gente já tem grandes proporções que estão em risco. É interessante chamar atenção sobre isso porque nesse isolamento vertical você está colocando pessoas que têm problemas de saúde sujeitas a ser infectadas e ter gravidade na doença.", explica Celia Landmann Szwarcwald, coordenadora da PNS e do levantamento.
O principal fator identificado é a hipertensão, com um total de 22,1% dos adultos diagnosticados. Depois, a diabetes, com 7%; doenças do coração, 4,2%; e enfermidades no pulmão, 1,8%. Algumas pessoas sofrem de mais de uma doença. Além disso, há um grupo de 7,3% de idosos que não declararam doenças, mas que estão no grupo de risco por possuir mais de 60 anos. No recorte de gênero, entre as mulheres o grupo de risco atinge 36,2% acima de 18 anos, assim como 30,4% dos homens.