19ª Semana Nacional de Conciliação ocorre de 4 a 8 de novembro

As unidades judiciárias concentram esforços para resolver a maior quantidade possível de conflitos judiciais por meio da conciliação e da mediação

Por Da Redação
Ás

Atualizado
19ª Semana Nacional de Conciliação ocorre de 4 a 8 de novembro

Foto: Freepik

A Semana Nacional de Conciliação chega a sua  19ª edição, organizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o tema "É tempo de Conciliar", a ação ocorre de 4 a 8 de novembro nos Tribunais de Justiça, nos Tribunais Regionais Federais e nos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país. 

As unidades judiciárias concentram esforços para resolver a maior quantidade possível de conflitos judicias por meio da conciliação e da mediação e, desse modo, em menos tempo, com menos burocracia e assegurando o direito das partes. Aqueles que possuem ação judicial em andamento e desejem conciliar durante a Semana Nacional devem acionar sua advogada ou seu advogado para requerer a designação de audiência de conciliação ou mediação ao(à) magistrado(a) do processo.   É importante ter atenção ao prazo para peticionar, o qual encerra dia 20 de setembro. 

Durante o período, será possível, também, solucionar questões ainda não judicializadas (pré-processuais). Nesse caso, os interessados devem procurar o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) mais próximo.

Semana Estadual 

No âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), será realizada, uma semana antes, de 29 de outubro a 1º de novembro, a Semana Estadual de Conciliação, segunda edição deste ano. Para essa ação, não é mais possível requerer audiência, no caso de processos em curso. Todavia, tratando-se de questões ainda não judicializadas, o interessado poderá buscar uma unidade Cejusc no período.  

Premiação  
Será conferida menção honrosa aos Tribunais Estaduais, Federais e Trabalhistas que alcançarem o Índice de Composição de Conflitos (ICoC) mais elevado dentro de seu segmento de Justiça, referente ao período-base dos dias que integram a 19ª Semana Nacional da Conciliação. O Prêmio Conciliar é Legal reconhece, também, as práticas de sucesso dos Tribunais, dos(as) Juízes(as) e demais atores envolvidos.  

Dessa maneira, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJBA convida os(as) Juízes(as) Coordenadores(as) e Supervisores(as) dos CEJUSCs a compartilharem suas boas práticas no âmbito da solução consensual de conflitos. As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de setembro.  

Para as categorias I (Tribunal) e II (Juiz individual), previstas no art. 6º do Regulamento (Portaria CNJ nº 238/2024), a prática deverá ser inscrita por meio do Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. As demais categorias devem se inscrever por meio do formulário.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário