27ª Parada do Orgulho LGBT+ é realizada em São Paulo neste domingo (11)
Desfile terá 19 trios elétricos e destaca demandas por inclusão e igualdade
Foto: Edilson Dantas
A Avenida Paulista se prepara para receber neste domingo (11), a 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+. A partir das 10h, o cartão-postal da cidade será palco de um dos maiores eventos de celebração e luta pelos direitos da comunidade LGBT+ no país. Ao todo, 19 trios elétricos animarão o trajeto, que se estenderá da Paulista até a Rua da Consolação, no Centro.
A programação conta com diversas atrações musicais, incluindo shows de artistas renomados como Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Majur, Pocah e MC Soffia. Além disso, blocos de carnaval como o Agrada Gregos e o Minhoqueens também marcarão presença no evento.
Com o tema "Políticas Sociais para LGBT+ - Queremos por inteiro e não pela metade", a Parada busca evidenciar a exclusão da população LGBTQIA+ das políticas de direitos humanos e reivindicar a inclusão dessas pessoas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O manifesto do evento ressalta as dificuldades enfrentadas pela comunidade, desde a falta de acesso à educação até a discriminação nos serviços de saúde.
"Ao sobreviver em um país que viola nossas vidas, enfrentamos diariamente diversos dilemas. Falta moradia, falta emprego e sobram pobreza e exclusão social. Chegou a hora de iluminar essas realidades vividas pela população LGBT+ em situação de rua", destaca o manifesto.
A concentração dos participantes terá início às 10h, e a expectativa é que os trios elétricos comecem a se movimentar a partir das 13h. O percurso terá início na Paulista, sentido Consolação, em frente ao Masp, e seguirá até a Rua da Consolação, onde os trios serão desmontados. O encerramento do evento está previsto para às 18h.