38% dos consumidores brasileiros desistiram de comprar produtos importados, diz levantamento; "Taxa das blusinhas" foi um dos principais fatores
Procura por produtos brasileiros cresceu de 22% para 32%

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feito em parceria com o instituto Anexus, pontuou que, após a implementação da chamada "taxa das blusinhas", 38% dos consumidores brasileiros desistiram de efetuar compras de produtos importados. Com isso, a procura por produtos brasileiros cresceu de 22% para 32%, um aumento de 10%.
A pesquisa aponta a taxa de 20% sobre importações de até 50 dólares como um fator decisivo para a queda, mas não o único. Fatores como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o valor do frete e os prazos de entrega mais longos também foram pontuados como contribuidores para a diminuição nas importações, especialmente de sites asiáticos.
O número de consumidores que desistiram de compras internacionais devido a esses motivos cresceu 13%, saindo de 25% para 38%. O ICMS foi apontado como um impedimento relevante. Segundo o levantamento, 36% dos consumidores deixaram de importar devido ao custo do imposto.
A pesquisa ouviu mais de duas mil pessoas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, entre os dias 10 e 15 de outubro.


