4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil busca filmes sobre cinemas de rua do país!
Em três edições, o projeto já exibiu mais de 70 filmes sobre cinemas de rua do Brasil em formato presencial, virtual e em televisões públicas
Foto: Divulgação Assessoria
Estão abertas as inscrições de filmes para a “4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um Retrato dos Nossos Tempos”. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até 01 de dezembro de 2023, pelo site da mostra (www.mostracinemasdobrasil.com). O evento exibe filmes que apresentam os cinemas de rua do país como protagonistas das histórias na tela. Além de filmes que dialogam com personagens frequentadores desses cinemas e com ações cineclubistas.
A Mostra Cinemas do Brasil homenageia o Cinema Rio Branco de Nazaré/BA, um dos mais antigos do Brasil em funcionamento, e apresenta um panorama de filmes que buscam homenagear os cinemas de rua do país e que propõem uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.
Busca-se exibir filmes que retratem ou dialoguem com cinemas de rua do Brasil, frequentadores desses espaços, cineclubismo e com o setor exibidor brasileiro. Para a “4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um Retrato dos nossos tempos”, contemplaremos também filmes que evidenciam diversos modos de ver, a preservação audiovisual e o advento de novas tecnologias exibidoras como o videocassete e posteriormente a decadência das videolocadoras, além de filmes que retratam as plataformas de streaming e o sistema Drive-In, únicas alternativas no passado recente.
Em três edições, a Autêntica Mostra Cinemas do Brasil já exibiu mais de 70 filmes sobre cinemas de rua do Brasil nos formatos presencial, virtual e em televisões públicas. A curadoria da 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil (Um retrato dos nossos tempos), será realizada por Eudaldo Monção Jr. (@MemorabiliaFilmes / @canoviajero), também idealizador e coordenador do projeto e diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de ontem’, ‘Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia’ e ‘Cinemas de rua de Aracaju’.
As exibições da quarta edição da Mostra Cinemas do Brasil, serão realizadas em diversas cidades brasileiras, de forma gratuita, em espaços culturais do país tais como: cinemas, cineclubes, escolas, pontos de cultura, bibliotecas, entre outros espaços, ou ainda no formato Drive-In com apoio de festivais parceiros. Os filmes serão exibidos também no formato virtual através do site da mostra www.mostracinemasdobrasil.com e em programas especiais em TV 's públicas brasileiras. A Mostra Cinemas do Brasil não é competitiva e não haverá premiações.
Histórico
Mostra Cinemas do Brasil - Quando a sala de projeção vira personagem (2019)
A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada (Quando a sala de projeção vira personagem) aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mais antigo cinema de rua do país em funcionamento. A Mostra Cinemas do Brasil passou também pelo Cinema Rio Branco (Nazaré-BA), Sala Walter da Silveira (Salvador-BA), Cinema São Luiz (Fortaleza-CE), Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro-RJ), Cinemateca de Curitiba (Curitiba-PR), Cine Casarão (Manaus-AM), Cine Teatro São Joaquim (Goiás-GO), Cinema da Praça (Paraty-RJ), MIS Cine Santa Tereza (Belo Horizonte-MG), Cine Paiaguás (Ilha Solteira-SP), Cine Casulo (Seropédica-RJ), Cine Cultura (Palmas-TO), Cine Pireneus (Pirenópolis-GO), Cineclube Movimento (Juiz de Fora-MG), Cine Teatro Gomes Jardim (Guaíba-RS), Cinemateca Capitólio (Porto Alegre-RS), sendo essa última, realizada como programação em comemoração aos 247 anos de Porto Alegre-RS, também ao dia do cinema Gaúcho, e ao quarto aniversário da inauguração da Cinemateca Capitólio. A Mostra Cinemas do Brasil - Quando a sala de projeção vira personagem teve exibições também na fachada do antigo Cine Rex (Teresina-PI), e foi exibida também em diversos cineclubes, escolas e universidades do Brasil, com destaque para o Cineclube Itinerante Artistas Cidadãos (Santo André-SP), Cineclube Silvio Tendler (Cataguases-MG), Popcine (Além Paraíba-MG), Estação da Cultura (Arcoverde-PE), Espaço Iauê (Poá-SP), Praça do CEU (Lages-SC), Casa das Artes (Novo Hamburgo-RS), Centro Cultural de Aracaju (Aracaju-SE), CEU das Artes (Navegantes-SC), Fundação Cultural Badesc (Florianópolis-SC), Ponto de Cultura Flor de Lótus (Itapagé-CE), Museu Nísia Floresta (Nísia Floresta-RN), Praça da Cidade (Nova Canaã-BA). Um recorte da Mostra Cinemas do Brasil foi exibido também na televisão através da TVE Bahia/IRDEB, onde esteve em cartaz por 5 semanas. Em Israel, a Mostra Cinemas do Brasil foi realizada em duas sessões no Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv.
2ª Mostra Cinemas do Brasil - No Mundo de 2020 (2020)
A segunda edição do evento (No Mundo de 2020), aconteceu durante a pandemia em formato virtual através do site da mostra exibindo 46 filmes e uma websérie e contou com exibições na cidade de Aracaju/SE no formato Drive In, através de parceria com o Curta-SE 20 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. As sessões foram exibidas também na TV's pública da Bahia (TVE Bahia).
3ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil - Memorabilia dos cinemas de rua (2021 - 2023)
A Terceira Autêntica Mostra Cinemas do Brasil (Memorabilia dos cinemas de rua) acompanhou gradativamente o retorno dos espaços exibidores no pós pandemia e exibiu nos formatos online, presencial em 12 cidades brasileiras, e em TV 's públicas, 31 filmes e uma série sobre cinemas de rua, personagens de cinema e ações cineclubistas, nos anos de 2021 a 2023.
Sessões presenciais no Brasil
Jacobina/BA (Cineclube Payaya), Salvador/BA (Sala Walter da Silveira), Rio de Janeiro/RJ (Cinemateca do MAM), Curitiba/PR (Cinemateca de Curitiba), Fernando de Noronha/PE (Auditório ICMbio), Belo Horizonte/MG (Casa do Jornalista), Caruaru/PE (Tejota Ateliê), Petrópolis/RJ (Cine Humberto Mauro), Baixo Guandu/ES (Cineclube Cinemaqui), Guaxupé/MG (Teatro de Guaxupé), Guaíba/RS (Cine Theatro Gomes Jardim), Ouro Preto (Cine Vila Rica).
Sessões presenciais no exterior
La Paz - Bolívia (CCBB- Centro Cultural Brasil Bolívia).
TV’S Públicas exibidoras
TVPE - Pernambuco (2021)
Aperipê TV - Sergipe (2021)
TVE Bahia - Bahia (2022 e 2023)
TV Kirimurê (Canal da Cidadania de Salvador) - Bahia (2023)
Rede Minas - Minas Gerais (2023)
TV UFMA - Maranhão (2023)
TV UFG - Goiás (2023)
Acompanhe pelas redes
Facebook da (Mostra Cinemas do Brasil)
https://www.facebook.com/cinemasdobrasil
Instagram (Memorabilia Filmes)