• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 59% entrevistados consideram invasão aos prédios dos Três Poderes no 8 de janeiro como injustificada, diz pesquisa Atlas

59% entrevistados consideram invasão aos prédios dos Três Poderes no 8 de janeiro como injustificada, diz pesquisa Atlas

Aqueles que acreditam que a invasão foi parcialmente justificada registrou queda

Por Da Redação
Ás

59% entrevistados consideram invasão aos prédios dos Três Poderes no 8 de janeiro como injustificada, diz pesquisa Atlas

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A pesquisa Atlas realizada um ano após a invasão dos 3 poderes revela uma mudança significativa na percepção dos brasileiros sobre a justificativa do evento. O percentual de brasileiros que consideram a invasão completamente injustificada aumentou para 59%, um incremento de 6 pontos percentuais. Aqueles que acreditam que a invasão foi parcialmente justificada diminuíram drasticamente de 28% para 15%.

O estudo também destaca que 15% dos entrevistados concordam com as ações dos manifestantes em janeiro de 2023, um número praticamente similar ao registrado no levantamento anterior.

A maior parte dos entrevistados (52%) atribui a responsabilidade pela invasão ao ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 52,8% acreditam que ele deveria ser responsabilizado judicialmente por esses eventos.

A pesquisa evidencia um claro posicionamento dos eleitores de Lula e Bolsonaro. 95% dos eleitores do Lula defendem a responsabilização de Bolsonaro, enquanto 94% dos eleitores do atual presidente discordam dessa responsabilização.

Quanto às punições para o ex-presidente, aproximadamente metade dos entrevistados que apoiam alguma forma de sanção sugerem a prisão, bem como a perda dos direitos políticos e a impossibilidade de candidatar-se, um cenário que ecoa a situação atual de Donald Trump nos Estados Unidos.

Por outro lado, 42,8% dos brasileiros consideram as punições impostas aos manifestantes julgados pelo STF como exageradas. A pesquisa também aponta que apenas 18,8% dos entrevistados citam uma tentativa de golpe de estado como a principal razão por trás da ocupação dos 3 poderes.

Para 34% dos entrevistados, o fanatismo político e a polarização são as razões primárias da invasão, enquanto 20,8% acreditam que a ocupação foi motivada por suposta fraude eleitoral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário