• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 64,2% das áreas de agropecuária no RS foram afetadas pelas chuvas, aponta levantamento
Brasil

64,2% das áreas de agropecuária no RS foram afetadas pelas chuvas, aponta levantamento

Dois terços dos municípios do Rio Grande do Sul sofreram as consequências dos eventos climáticos extremos

Por Da Redação
Ás

64,2% das áreas de agropecuária no RS foram afetadas pelas chuvas, aponta levantamento

Foto: Comunicação MPA

Segundo levantamento realizado pelo MapBiomas são cerca de 64,2% dos terrenos ocupados por atividades agrícolas sofreram consequências dos eventos climáticos extremos. As áreas usadas para agropecuária no Rio Grande do Sul (RS) foram as mais afetadas pelas chuvas que assolaram o estado em abril e maio deste ano.

São quase dois terços dos municípios do estado que foram atingidos pelos temporais nos dois meses. Ou seja, 61% das cidades gaúchas foram afetadas. Os dados também integram o relatório do instituto, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, com foco em monitorar a cobertura e no uso da terra no Brasil.

Para catalogar os dados, o MapBiomas usou imagens de vários sistemas de satélite para coletar e analisar as informações.

Conforme o estudo, ao todo, "a área atingida por deslizamentos de terras, enxurradas, inundações e alagamentos nos últimos dois meses no Rio Grande do Sul foi de aproximadamente 15.778 km², o equivalente a 5,6% dos 281.748 km² de extensão do estado."

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, em menor ou maior grau, 234 cidades tiveram a área urbana atingida. Localidades como Eldorado do Sul, município situado a 12 km de Porto Alegre e banhado pelo lago Guaíba, a área afetada superou 66%.

Em Mampituba, litoral norte gaúcho, 49,5% do território foi atingido. Na cidade de Canoas, uma das maiores cidades do estado, localizada a 14 km de Porto Alegre, 42,4% da área foi lesionada.

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul:

  • 158 tiveram 1% ou mais da área urbanizada atingida
  • 47 tiveram 5% ou mais da área urbanizada atingida
  • 22 tiveram 10% ou mais da área urbanizada atingida
  • 6 tiveram 20% ou mais da área urbanizada atingida
  • 1 teve mais de 50% da área urbanizada atingida

O texto explica detalhes que trazem impacto aos eventos climaticos extremos para a produção agropecuária. Mais de um milhão de hectares ocupados por essa atividade foram atingidos. Além disso, quase 20% das formações campestres foram afetadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário