Economia

97,7% dos brasileiros acreditam que as finanças vão melhorar em 2023

Maioria atribui melhoria a nova organização pessoal

Por Da Redação
Ás

97,7% dos brasileiros acreditam que as finanças vão melhorar em 2023

Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito pela Provu, fintech de meios de pagamento e crédito pessoal, mostra que 97,7% dos brasileiros acreditam que sua vida financeira vai melhorar neste ano. Essa melhoria é atribuída a organização pessoal (65,9%), novo emprego ou aumento salarial (25,9%), seguido de perspectiva econômica no país (8,2%).

Os brasileiros também estão esperançosos em relação ao pagamento de suas dívidas. Cerca de 68,5% dos respondentes disseram ter começado o novo ano endividado e 95,2% deles acreditam que irão quitar essas dívidas em 2023.  Apesar do otimismo, os brasileiros afirmaram enxergar riscos em relação ao seu futuro financeiro.

Dentre essas preocupações, o desempenho da economia do país foi citado por 50% dos entrevistados. Em seguida vieram falta de organização pessoal (28,8%) e desemprego (21,2%). Ao serem perguntados sobre quantas vezes solicitaram empréstimo em 2022, 45,6% responderam apenas uma vez, enquanto 24,3% pediram crédito duas vezes no ano. Já 17,8% solicitaram empréstimo quatro vezes ou mais durante o ano passado. 

Em relação ao período do ano em que as pessoas solicitaram empréstimo, os meses de outubro, novembro e dezembro aparecem em primeiro lugar, com 38,3% dos pedidos. O período de meses compreendido entre julho e setembro está em segundo lugar, com 32% das requisições de crédito. Já os meses de janeiro, fevereiro e março tiveram registro de 25,2% dos pedidos. Entre os principais motivos pelos quais as pessoas solicitaram empréstimos em 2022 estão o pagamento de dívidas (33%), seguido por crédito para empreender, seja para abrir ou investir no próprio negócio (26,9%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário