• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Vídeo: "A gente não vai falar de violência e de assistencialismo", diz Gabrielle Guido sobre projeto Entre Becos
Podcasts

Vídeo: "A gente não vai falar de violência e de assistencialismo", diz Gabrielle Guido sobre projeto Entre Becos

Comunicadora fala sobre produto que traz visibilidade às periferias de Salvador

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: "A gente não vai falar de violência e de assistencialismo", diz Gabrielle Guido sobre projeto Entre Becos

Foto: Farol da Bahia

No episódio do ‘No Farol’ podcast da FB Comunicação, a produtora cultural e comunicadora, Gabrielle Guido, fala do compromisso do projeto “Entre Becos” de mostrar uma periferia real e fora do estereótipo. O programa é realizado com jornalismo local e independente feito por comunicadores que moram nos bairros populares de Salvador. 

“A gente entende que nosso recorte é falar das periferias de Salvador, suas soluções, questões econômicas, de saúde, dos direitos basilares, pensar um acesso democrático à informação. Mas a gente não vai falar de violência e de assistencialismo. Então, a Entre Becos surgiu nesse desejo de falar das periferias. É Salvador como ela é, né? É Salvador”, disse. 

Guido ressalta ainda a importância da isenção política do projeto. “E eu acho que quando você tira esses dois aspectos também, você tira um pouco de questões políticas do negócio, né? É, eu acho que assim, a política é transversal. A gente obviamente não escolhe um lado partidário, a gente segue princípios éticos do jornalismo, mas a nossa maior questão quando a gente decide falar, não vamos falar de violência e não vamos falar de assistencialismo, é muito assim, a gente não quer reproduzir uma história única, um olhar viciado também sobre esses locais. O que que já tem sido reproduzido sobre as periferias?”, indaga. 

Para a comunicadora, é necessário trazer o olhar para os projetos realizados nas comunidades criados por moradores. “A gente vê muita violência e assistencialismo, então a gente sempre fala dessa história de ver uma Salvador com uma bolsa ou com um projeto social, que é muito importante. Os projetos sociais fazem diferença, a gente pauta também isso, só que de uma outra maneira. A gente não está falando de gente que veio de fora fazendo um projeto lá dentro, a gente está falando dos moradores das periferias de Salvador, a partir da perspectiva deles, como eles se veem e projetos que são protagonizados por eles”, concluiu.

A jornalista e coofundadora do 'Entre Becos' Bruna Rocha também participou do podcast que é apresentado por Alessandra Bastos e Camila de Jesus que está disponível no YouTube. 

Veja o trecho abaixo: 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário