Abertas as inscrições para o Prouni do segundo semestre; confira os prazos
Programa oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Os interessados em participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) poderão se inscrever para o segundo semestre. O prazo para inscrições vai até o dia 30 de junho e deve ser feito por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para o dia 4 de julho, enquanto a segunda chamada será anunciada em 24 de julho. Caso não sejam selecionados nas chamadas regulares, os candidatos terão uma nova oportunidade por meio da lista de espera. Para isso, será necessário manifestar interesse nos dias 14 e 15 de agosto, e a divulgação da lista de espera ocorrerá no dia 18 de agosto.
O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais (50%), em instituições particulares de ensino superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Para se inscrever no programa, é necessário ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nas edições de 2021 ou 2022, e ter obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. Além disso, é preciso não ter zerado na nota de redação e não ter participado do Enem como treineiro, ou seja, apenas para fins de autoavaliação de estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio.
O Ministério da Educação utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho para fins de classificação e pré-seleção no Prouni. Para ter acesso à bolsa integral, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.