Abin aponta participação neonazistas e supremacistas em movimentos nas eleições

Grupo contestava vitória do presidente Lula nas urnas

Por Da Redação
Ás

Abin aponta participação neonazistas e supremacistas em movimentos nas eleições

Foto: Reprodução/ Polícia Civil do RS

Um relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apontou a participação de grupos neonazistas e de supremacistas brancos em movimentos que contestavam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas no ano passado. De acordo com informações do levantamento, cinco comunidades do Telegram reuniram cerca de 2.800 membros para fomentar "narrativas de deslegitimação" do pleito eleitoral. A informações é do jornal O Globo.  

A Abin aponta que as células neonazistas e extremistas tiveram um aumento de engajamento após a eleição presidencial. “Até o pleito eleitoral de 2022, não se identificava histórico de envolvimento sistemático de grupos supremacistas e neonazistas com pautas políticas ou manifestações. Apesar disso, em monitoramento de grupos virtuais utilizados para disseminação de conteúdo supremacista na conjuntura eleitoral, observou-se aumento da interação e da visualização”, diz trecho do relatório.

Os grupos, segundo a Abin, foram utilizados para indicar suspeitas de fraudes nas urnas, divulgar bloqueios em rodovias federais e disseminar panfletos sobre a "luta contra os comunistas". "Alguns grupos neonazistas demonstram interesse em associar narrativas supremacistas a movimentos de contestação dos resultados eleitorais e adotam discursos que dialogam com pautas de outros movimentos para recrutar novos adeptos e promover ações violentas contra autoridades, instituições e agrupamentos antagônicos", aponta o relatório.

Operação

Os documentos da agência de inteligência do governo foram elaborados entre 25 de novembro e 1º de dezembro de 2022. Logo depois, foram encaminhados à Polícia Federal e à Polícia Civil do Rio Grande do Sul — que, em junho deste ano, realizou operação para combater discursos de ódio difundidos no grupo.  Na ocasião, três pessoas foram presas e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário