Economia

Absolar: geração própria de energia solar atinge 25 gigawatts no Brasil

Avanço impacta mais de 3,2 milhões de unidades consumidoras

Por Da Redação
Ás

Absolar: geração própria de energia solar atinge 25 gigawatts no Brasil

Foto: Reprodução/Pixabay

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que a geração própria de energia solar acaba de superar a marca de 25 gigawatts (GW) de potência instalada em diversas instâncias, como residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil. Esse avanço impacta positivamente mais de 3,2 milhões de unidades consumidoras, que se beneficiam da tecnologia fotovoltaica.

Conforme destacado pela entidade, o país conta atualmente com mais de 2,2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos implementados em diferentes locais, incluindo telhados, fachadas e pequenos terrenos.

Entre 2012 e o presente, foram aportados cerca de R$ 125,8 bilhões em novos investimentos nesse setor, resultando na geração de mais de 751,2 mil empregos ao longo desse período. Esses empregos foram distribuídos em todas as regiões do Brasil, e os investimentos representam uma significativa arrecadação de R$ 31,5 bilhões aos cofres públicos. 

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Absolar,  Ronaldo Koloszuk, o país pode tornar a matriz elétrica brasileira ainda mais limpa e renovável. 

“Embora as 3,2 milhões de unidades consumidoras abastecidas com energia solar distribuída sejam motivo de comemoração, há ainda muito espaço para crescer, já que o Brasil possui cerca de 91,8 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo”, comentou.
 
“Devemos seguir o exemplo de países mais desenvolvidos nesta área, em especial a Austrália, que, com boas políticas públicas, tornou-se referência global no uso da energia solar em residências e empresas, com cerca de 30% das unidades consumidoras naquele país atendidas por sistemas fotovoltaicos”, completou.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.