'Absurdamente madura', diz advogado-geral da AGU sobre privatização dos Correios

Projeto de lei da desestatização da estatal já foi aprovado na Câmara dos Deputados

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

'Absurdamente madura', diz advogado-geral da AGU sobre privatização dos Correios

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Durante participação do seminário virtual "Serviço Postal e Correios: perspectivas setoriais e impactos econômicos", o advogado-geral da União (AGU), Bruno Bianco, afirmou, nesta quarta-feira (3), que tem convicção de que o processo de privatização dos Correios está "absurdamente maduro". O evento foi promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto de lei da desestatização da estatal já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está sendo analisado no Senado.

Para Bianco, essa ação argumenta a impossibilidade de privatização da empresa tendo em vista que ela prestaria um serviço público sujeito a regime de privilégio exclusivo por força da Constituição Federal que diz no artigo 21, inciso X, que compete à União manter o serviço postal e o correio aéreo nacional.

“Esse vocábulo manter não diz claramente se eu tenho que manter por meio de uma empresa pública, mas sim que eu mantenha. A União mantém, mas ela pode manter por meio de permissão e concessão dos serviços públicos, não havendo, portanto, uma limitação para transferir o serviço postal a particulares”, argumentou.

Caso o PL seja aprovado pelo Senado, o contrato de concessão será regulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.