ACM Neto diz que união de oposição por candidato único contra PT é ‘ideal' para 2026
Vice-presidente do União Brasil também acenou positivamente para federação com PP

Foto: Farol da Bahia
O vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou nesta sexta-feira (4), durante conversa com a imprensa, que o ideal para 2026 é que a oposição ao governo Lula (PT) se una em torno de um único nome. No entanto, ele disse não saber se isso será possível devido às diversas correntes partidárias.
“Acho que o ideal é que haja uma unificação de todos os projetos que fazem oposição ao PT e ao governo do presidente Lula. Esse é o ideal. Isso será possível? Não sabemos”, afirmou Neto.
“Está muito cedo, ainda tem muita coisa para acontecer, muita água para correr debaixo dessa ponte, e a gente, na hora certa, vai ver se existe espaço para todo mundo sentar à mesma mesa e aí tentar construir um projeto conjunto”, completou.
A declaração foi dada durante o evento de lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República, no Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio.
Federação entre União Brasil e PP
Questionado sobre a possibilidade de uma federação entre o União Brasil e o PP, ACM Neto afirmou que o tema será discutido no momento certo. No entanto, pontuou que é um defensor da agregação entre partidos, como ocorreu, quando era presidente do Democratas, com a fusão com o PSL — que resultou na criação do União Brasil.
“Nós estamos conversando com o PP, isso é de conhecimento de todos. [...] Agora, tudo isso precisa ser dialogado e, ao fim, os dois partidos decidirão se caminham e marcham juntos”, concluiu, sinalizando que a pauta será retomada no momento certo.