Acusado de assédio sexual, Plácido Domingo cancela apresentação em Tóquio, antes das Olimpíadas
20 mulheres acusam tenor de cometer atos; apresentação estava agendada para abril de 2020
Foto: Jack Vartoogian/Getty Images
O tenor lírico espanhol Plácido Domingo, acusado por 20 mulheres de assédio sexual, cancelou uma apresentação prevista para ocorrer em abril de 2020 no Japão, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Plácido afirmou que irá esperar ter condições de apresentar no futuro junto com artista do Kabuki, uma forma de teatro japonês e destacou que a "fusão entre duas tradições significa a junção de duas culturas no mesmo palco, em perfeita harmonia com o espírito dos Jogos Olímpicos. Domingo, já foi obrigado a cancelar vários concertos, sobretudo nos Estados Unidos, e a presença em uma cerimônia de premiação.
Em publicação, a agência americana Associated Press afirmou que nove mulheres foram assediadas pelo artista no fim dos anos 80. A mesma agência divulgou um segunda acusação no dia 7 de novembro deste ano, dizendo que outras 11 mulheres realizaram acusações no mesmo sentido.
Plácido Domingo desistiu de se apresentar na Metropolitan Opera de Nova York. A orquestra da Filadélfia e a ópera de San Francisco cancelaram as respectivas apresentações previstas para atual temporada e a ópera de Dallas cancelou o concerto agendado para março de 2020.