• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • ADAB adota medida sanitária para primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja no oeste baiano

ADAB adota medida sanitária para primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja no oeste baiano

Praga é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi; material foi analisado em Luís Eduardo Magalhães

Por Da Redação
Ás

ADAB adota medida sanitária para primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja no oeste baiano

Foto: Ascom/ADAB

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) emitiu nesta quinta-feira (13) uma medida sanitária aos produtores de soja e técnicos da ocorrência do primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja, praga causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O alerta é relacionado ao calendário agrícola 2024/2025.

Confirmado na última segunda (10), o material coletado foi analisado no laboratório da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (FUNDAÇÃO - BA), em Luís Eduardo Magalhães.

O engenheiro-agrônomo e diretor-geral do órgão, Paulo Sérgio Luz, recomenda a manutenção dos tratos culturais aos produtores e reforça a adoção de estratégias para prevenir e controlar a praga.

Já o diretor de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), Vinícios Videira, citou que o fungo é uma das mais severas que se espalham na cultura da soja.

"Ela é extremamente agressiva, de fácil adaptabilidade, alta resistência e facilidade na dispersão dos seus esporos por meio do vento", explica diretor da DSV.

Conforme Videira, o nível de dano vai consoante o momento em que o fungo incidiu sobre a planta, com outras considerações que incluem condições climáticas, resistência, tolerância e ciclo do cultivar utilizada pelo sojicultor.

"É preciso cumprir o vazio sanitário, uma das principais medidas fitossanitárias adotadas pelos sojicultores para impedir a ocorrência da ferrugem asiática no estado. Desta forma, combatemos a disseminação da praga, durante a entressafra, mediante a redução das condições favoráveis à sobrevivência do fungo, atrasando a sua ocorrência", finaliza Videira.

O projeto da ADAB amplia a atuação em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), que também tem o Programa Fitossanitário da Soja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário