Admirador do céu? Entenda as diferenças entre eclipse solar e lunar
Brasil será capaz de visualizar eclipse lunar no próximo sábado (28)
Foto: Freepik
Quando um planeta do sistema Solar ou a Lua passa entre a Terra e o Sol ocorre o fenômeno que conhecemos como eclipse. Por aqui, é possível visualizar dois tipos de eclipse: solar, ocorrido recentemente, no último dia 14 de outubro, e lunar, que ocorrerá no próximo dia 28 do mesmo mês.
O eclipse do próximo sábado será parcial e poderá ser visto em partes da Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.
No Brasil, a maior parte do eclipse lunar será visível apenas na fase penumbral, onde a Lua está coberta pela sombra mais clara da Terra. As mudanças na cor da Lua serão pouco perceptíveis a olho nu.
Diferenças entre eclipse lunar e solar
O eclipse solar ocorre quando a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra, impedindo, dessa forma, que a luz chegue a alguns pontos do nosso planeta. Já os eclipses lunares são aqueles em que a Terra está entre o Sol e a Lua, com esta posicionada na sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase Cheia.
A sombra da Terra é dividida em duas regiões: umbra, sem iluminação solar, e penumbra, iluminada por uma porção de raios solares. Portanto, existem três tipos de eclipses lunares:
- Eclipse lunar penumbral: Lua passa pela sombra mais clara da Terra, com pouca alteração de seu brilho a olho nu;
- Eclipse lunar parcial: Parte da Lua alcança a umbra, que é a sombra terrestre mais escura;
- Eclipse lunar total: Toda a Lua passa pela umbra, onde não há iluminação do Sol.