Política

Advogados de Lula esperam que o Governo Federal cumpra reparação exigida pela ONU

Organização pediu reparação dos danos causados pela Justiça ao petista nas investigações da Lava Jato

Por Da Redação
Ás

Advogados de Lula esperam que o Governo Federal cumpra reparação exigida pela ONU

Foto: Ricardo Stuckert/PT | Fernando Frazão/Agência Brasil

Cristiano e Valeska Martins Zanin, advogados responsáveis pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmaram que estão aguardando uma resposta do governo federal sobre como o Estado brasileiro lidará com a reparação dos danos causados pela Justiça ao petista nas investigações da Lava Jato. As informações são do Metrópoles.

A decisão, tomada pela Corte Internacional nesta quarta-feira (27), partiu de uma exigência do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que julgou ilegal as denúncias e condenações contra o ex-presidente.

O colegiado informou que deu um prazo de 180 dias para que o atual governo informe quais medidas irá tomar para cumprir a exigência. No documento publicado, o Comitê entendeu que o ex-presidente teve seus direitos políticos e civis violados em 2018, quando foi condenado e preso por determinação do ex-juiz Sergio Moro e não pode disputar as eleições.

Os representantes da defesa de Lula não informaram quais medidas serão tomadas caso o governo de Jair Bolsonaro (PL) não cumpra com a exigência.

Ainda sobre a investigação, o advogado Cristiano Zanin disse: “Conseguimos o reconhecimento internacional de que tudo era arbitrário e ilegal no processo de Lula. A bola agora está com o governo brasileiro, que precisa em 180 dias dizer como vai reparar os danos cometidos ao presidente Lula".

 

Os advogados afirmaram que consideraram a decisão “pedagógica”. De acordo com eles, o órgão reconheceu violações aos artigos, 9, 14, 17 e 25 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos da ONU. 

“É uma vitória para democracia e para todos que acreditam no estado de direito”, disse Waleska Zanin.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.