• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Afastamento de até 10 dias do trabalho presencial não exige atestado de Covid-19
Saúde

Afastamento de até 10 dias do trabalho presencial não exige atestado de Covid-19

Documento só é necessário caso o trabalhador precise de mais tempo afastado, diz ministério

Por Da Redação
Ás

Afastamento de até 10 dias do trabalho presencial não exige atestado de Covid-19

Foto: Getty Images

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que trabalhadores com sintomas de infecção pelo novo coronavírus ou com diagnóstico confirmado não precisam apresentar atestado médico às empresas e devem ser afastados do trabalho presencial. Segundo a pasta, o atestado só é necessário caso o afastamento dure mais de 10 dias.

Além disso, a portaria afirma que trabalhadores que tiveram contato com pessoas com diagnóstico confirmado devem ser afastados do trabalho presencial sem a necessidade de apresentação de atestado médico. Segundo o texto, a empresa pode reduzir o período de afastamento das atividades presenciais para sete dias desde que o trabalhador esteja sem febre há 24 horas, sem uso de medicamentos antitérmicos e com remissão de sinais e sintomas respiratórios. 

Deve ser considerado o primeiro dia de isolamento, o dia seguinte ao início dos sintomas ou a data da coleta de teste RT-PCR ou de teste de antígeno. As medidas, segundo a pasta, foram adotadas com o objetivo de evitar um aumento ainda maior de infecções por covid-19 provocadas pela alta incidência da variante Ômicron.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.