• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Agência europeia afirma que vacina de Oxford pode ser usada por todos os adultos
Mundo

Agência europeia afirma que vacina de Oxford pode ser usada por todos os adultos

Nova avaliação foi feita após Alemanha e França passarem a aplicá-la apenas nos idosos

Por Agências
Ás

Agência europeia afirma que vacina de Oxford pode ser usada por todos os adultos

Foto: Agência Brasil

Após realizar mais um estudo sobre os efeitos colaterais da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a agência regulatória europeia afirmou nesta quarta-feira (31), que ela continua recomendada para todos os grupos etários e gêneros. De acordo com Emer Cooke, diretora do órgão, hematologistas, neurologistas e epidemiologistas independentes que trabalharam em conjunto com o grupo de risco farmacológico (Prac) da EMA não identificaram riscos específicos no uso do imunizante.

"Mantemos nossa avaliação de que a vacina deve continuar sendo usada, porque é segura e eficaz e seus benefícios superam os riscos", afirmou Cooke. As investigações sobre o produto desenvolvido pela AstraZeneca começaram após relatos de uma doença venosa rara que provocou mortes na Europa. Até o momento, não há evidências de que a vacina seja a causa dos problemas, embora a hipótese também não tenha sido descartada.

A nova análise da EMA ocorre um dia depois do anúncio, pelo governo alemão, de que deixaria de administrar o imunizante a pessoas com menos de 60 anos. A decisão, também tomada pela França para menores de 55 anos, se baseia no fato de que a maioria dos acidentes vasculares relatados aconteceu em mulheres jovens. Ainda de acordo com Cooke, não é possível ainda determinar por que houve mais relatos entre mulheres vacinadas, mas na população em geral a incidência desse tipo de caso raro de coágulo também ocorre com mais frequência entre mulheres.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário