• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Agência nuclear da Ucrânia relata aumento de radiação em Chernobyl
Mundo

Agência nuclear da Ucrânia relata aumento de radiação em Chernobyl

Os russos tomaram a região onde funcionava a usina nuclear até a década de 1980, e mantém os funcionários reféns

Por Da Redação
Ás

Agência nuclear da Ucrânia relata aumento de radiação em Chernobyl

Foto: Reprodução

A agência nuclear da Ucrânia informou, nesta sexta-feira (25), que houve aumento nos níveis de radiação no local da extinta usina nuclear de Chernobyl. Os russos tomaram a região onde funcionava a usina nuclear até a década de 1980. 

Como informaram autoridades ucranianas, as forças russas ultrapassaram o local do pior desastre nuclear do mundo. No entanto, especialistas disseram que, até o momento, os níveis de radiação não são tão críticos, mas que estão sendo monitorados. Os números da radiação não foram fornecidos.

A Casa Branca condenou a Rússia após surgirem “relatos confiáveis” de que funcionários civis da usina de Chernobyl, no norte da Ucrânia, foram feitos reféns. “Estamos indignados com relatos confiáveis ​​de que soldados russos estão mantendo funcionários das instalações de Chernobyl como reféns”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

“Essa tomada de reféns ilegal e perigosa, que poderia prejudicar os esforços rotineiros do serviço civil necessários para manter e proteger as instalações de resíduos nucleares, é obviamente incrivelmente alarmante e muito preocupante. Nós o condenamos e solicitamos sua libertação.”

O exército russo destruiu 118 locais onde havia infraestrutura militar ucraniana, conforme dados do ministério russo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário