Agência nuclear da Ucrânia relata aumento de radiação em Chernobyl
Os russos tomaram a região onde funcionava a usina nuclear até a década de 1980, e mantém os funcionários reféns
Foto: Reprodução
A agência nuclear da Ucrânia informou, nesta sexta-feira (25), que houve aumento nos níveis de radiação no local da extinta usina nuclear de Chernobyl. Os russos tomaram a região onde funcionava a usina nuclear até a década de 1980.
Como informaram autoridades ucranianas, as forças russas ultrapassaram o local do pior desastre nuclear do mundo. No entanto, especialistas disseram que, até o momento, os níveis de radiação não são tão críticos, mas que estão sendo monitorados. Os números da radiação não foram fornecidos.
A Casa Branca condenou a Rússia após surgirem “relatos confiáveis” de que funcionários civis da usina de Chernobyl, no norte da Ucrânia, foram feitos reféns. “Estamos indignados com relatos confiáveis de que soldados russos estão mantendo funcionários das instalações de Chernobyl como reféns”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.
“Essa tomada de reféns ilegal e perigosa, que poderia prejudicar os esforços rotineiros do serviço civil necessários para manter e proteger as instalações de resíduos nucleares, é obviamente incrivelmente alarmante e muito preocupante. Nós o condenamos e solicitamos sua libertação.”
O exército russo destruiu 118 locais onde havia infraestrutura militar ucraniana, conforme dados do ministério russo.