AGU anuncia criação de grupo de defesa dos povos indígenas 

Grupo especial será formado por procuradores de diversas regiões do país

Por Da Redação
Ás

AGU anuncia criação de grupo de defesa dos povos indígenas 

Foto: Daniel Estevão / AscomAGU

O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira (25), que a pasta criará um grupo especial destinado à proteção e defesa dos povos indígenas. Segundo ele, os indígenas “foram abandonados à própria sorte” no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O Território Yanomami atravessa uma crise sanitária e de segurança alimentar muito grave. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, ao menos 570 crianças morreram de fome, desnutrição e contaminação por mercúrio no ano passado. “Os indígenas foram abandonados à própria sorte. Havia um projeto de omissão” [no governo anterior], declarou Messias.

Segundo o ministro, o grupo especial será formado por procuradores de diversas regiões do país e atuará na proteção e defesa dos povos indígenas, não só dos Yanomami.

“No governo do presidente Lula temos o compromisso constitucional de amparar os indígenas e vamos fazê-lo. A AGU tem uma atuação destacada e será por nós reforçada na Funai e nos demais órgãos de estado que respondem diretamente aos povos indígenas”, disse o ministro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário